Telegram para negócios: tudo que você precisa saber!

Escrito por Annalia Santos

Telegram para negócios: tudo que você precisa saber!

Como foi falado no início do artigo, o Telegram é um das ferramentas mais utilizadas por empreendedores no mundo inteiro.

E não poderia ser diferente, afinal, a ferramenta possui uma gama de recursos que o deixam em um nível diferente dos seus concorrentes, principalmente o maior deles, Whatsapp.

A ferramenta, assim como os que já existem no mercado, envia mensagens de texto, vídeo, imagem e áudio.

No entanto, além disso, ele permite o envio de qualquer tipo de arquivo (mp3, zip, rar, doc, etc.), de até 1,5Gb cada, o que é uma vantagem sobre outros aplicativos.

Trata-se de um aplicativo baseado em nuvem, o que significa que pode ser acessado por qualquer dispositivo que você possui, como celular, tablet e computador, já que as suas mensagens ficam sincronizadas em todos eles.

A ferramenta permite a criação de grupos de até 200 mil pessoas e canais para poder transmitir conteúdo para um público selecionado.

Além disso, o Telegram possui um foco maior na segurança e privacidade das mensagens, e se torna uma ótima ferramenta para empresas, pois oferece recursos como chats secretos que autodestroem as mensagens após determinado tempo e senha para abrir o aplicativo.

Outro ponto muito importante é que o Telegram permite usar bots, ou robôs, para fazerem determinada função, permitindo que sua equipe de vendas ganhe tempo, por exemplo.

E é exatamente por isso que este aplicativo tem um grande potencial para auxiliar sua empresa nas vendas de seus produtos ou serviços, pois oferece a possibilidade de agilidade na comunicação com seus clientes, assim como entre as equipes.

Conheça agora as principais dicas de como utilizar o Telegram no seu negócio:

Telegram: principais funções e utilidades

Personalização

A primeira coisa que você precisará fazer é trabalhar a Personalização.

Neste caso, o recomendado é que a conta seja personalizada no Telegram, com o nome da empresa.

Isto é essencial porque permite que ela seja facilmente encontrada pelos usuários.

Outro ponto interessante é que essa ação disponibiliza um link no site da empresa, para que as pessoas possam entrar em contato direto com a equipe.

Canais

Outra função muito útil do Telegram e que você deve implementar em suas estratégias são os Canais.

Usados para transmitir conteúdo para grandes quantidades de pessoas, de forma pública ou privada, os canais têm ajudado muitos empreendedores em suas estratégias de marketing.

E o melhor, as mensagens enviadas levam o nome e foto usadas no canal, facilitando a identificação.

Marcar mensagens

Marcar as mensagens é uma outra excelente funcionalidade do Telegram.

Como você provavelmente já sabe, na correria do dia a dia, nem sempre aquela mensagem enviada pelo cliente pode ser respondida na mesma hora em que foi recebida e lida.

Pensando nisso, hoje o Telegram disponibiliza este recurso que permite marcá-las como “não lida”, facilitando encontrá-las para que sejam respondidas posteriormente.

Grupos

O Telegram disponibiliza a possibilidade de criar grupos.

Detalhe essencial porque a criação de grupos é hoje uma poderosa ferramenta que pode ajudar na estratégia de vendas da empresa.

Neste caso, cada grupo pode ter até 200 mil usuários, sendo uma imensa vantagem sobre os outros aplicativos do mesmo gênero, permitindo o envio de mensagens para uma grande audiência em uma mesma conversa.

Aqui também é importante frisarmos que um grupo pode ser público, mas as visualizações de novos usuários podem ser limitadas, através de níveis, não permitindo que eles vejam todo o histórico da conversa.

Outro detalhe essencial, pois isto facilita o gerenciamento das conversas para a empresa.

o grupo também pode ter vários administradores, auxiliando o controle por parte da equipe de vendas, podendo apagar mensagens, editá-las, controlar o fluxo dos usuários e fixar temas mais importantes.

Além disso, o Telegram permite que as mensagens enviadas sejam editadas após o envio, ou apagá-las para todos.

Bots

Uma outra função muito utilizada e recomenda são os Bots do Telegram.

Neste caso, além de ter parte de seu código fonte aberto e uma API com vastas possibilidades, o Telegram possui um grande suporte para a criação de bots ricos em recursos.

E hoje os administradores dos grupos, por exemplo, podem automatizar mensagens por meio de robôs.

Operados por programas, os bots podem responder à mensagens e menções, ser convidados em grupos e até mesmo integrados com outros programas.

Além disso, é totalmente possível também utilizar pagamentos online com cartões de crédito e em outros serviços como o Apple Pay.

Podemos dizer que hoje as funções mais essenciais temos: a criação de enquetes para os clientes, a customização de mensagens automáticas para as perguntas mais frequentes dos usuários, pesquisas no Google, informativo de taxas de câmbio e até o acompanhamento de e-mails.

Menções e Hashtags

Outra função muito utilizada são as Menções e Hashtags.

Atualmente, o Telegram permite que o usuário seja avisado somente quando for mencionado no grupo, evitando assim, a perda de tempo de ficar olhando sempre o que estão conversando por lá.

Além disso, um outro recurso é o uso de hashtags, colocando o símbolo “#” antes da palavra que deseja usar, tornando-a clicável.

Isso é muito útil pois permite que o usuário encontre todas as mensagens que contenham aquela hashtag específica nas buscas.

Conclusão

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações? 

Neste artigo, você pode conhecer as principais dicas Telegram corretamente no seu negócio para gerar mais vendas e ter um relacionamento mais estreito com seus clientes.

Como foi falado no início do artigo, o Telegram vem se destacando no mercado, pois está sendo usado como ferramenta para ajudar nas estratégias de marketing e vendas das empresas.

E agora, com as dicas que foram passadas neste artigo, você poderá aproveitar todos os recursos dessa incrível ferramenta.

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3 Comentários

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